Maria Aparecida

Sou funcionária pública e estou no último semestre de Pedagogia.Adoro ler e ouvir música minha última leitura foi Mulheres de Aço e Flores de Fabio de Melo . Gosto de música ,em especial MPB, cinema , e uma boa pizza.

quinta-feira, 19 de março de 2009

MEIO AMBIENTE




TEMA: Preservação do Meio Ambiente

SÉRIE: 2º Ano (1ª série)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Português, Ciências e Matemática.
OBJETIVOS:

▪ Valorizar o meio ambiente;
▪ Identificar problemas existentes na Natureza e buscar estratégias possíveis para solucioná-los;
▪ Construção de texto coletivo sobre a preservaçõ do meio ambiente;
▪ Noções de gráficos.

CONTEÚDOS:

▪ Leitura do Livro; “Por que proteger a Natureza?” – Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione;
▪ Recortes de jornais e revistas de problemas ambientais, tais como: desmatamento, poluição do ar e dos rios, aquecimento global e desperdício de água;
▪ Pesquisa sobre quantidade da água do planeta: quanto é utilizável; gráficos sobre o assunto;
▪ Livros de pesquisas sobre a importância da Preservação ambiental.

PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA 1: Português

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Conhecer os diferentes tipos de textos: informativo, propaganda, cartazes.

Recursos: Leitura do livro: “Por que proteger a Natureza?”; de Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione.

Desenvolvimento: Leitura do Livro pelo professor;
Conversa informal com o professor sobre o assunto;
Construir com a turma um texto coletivo sobre a importância
de se preservar o ambiente;
Confecção de pequenos cartazes sobre o assunto.
Avaliação: Participação das crianças na construção do texto e cartazes.

PLANO DE AULA 2: Ciências

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Identificar os diferentes problemas ambientais e possíveis soluções para os mesmos.

Recursos:

Recorte de jornais e revistas de figuras de cada problema, conversa sobre o assunto: o que fazer, como podemos mudar a realidade, o que posso fazer???
Registro e discussão em grupo de cada problema; busca de estratégias para solucionar cada problema com sugestões. Confecção de cartões com os problemas ambientais e possíveis soluções.

MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DOS CARTÕES:

Dividir a classe em 5 grupos;
MATERIAL:
papel
canetinhas
tesoura sem pontas
cola
recortes.


▪ Escrever, em cada folha de papel, um problema ambiental sobre o qual foi conversado em sala de aula ou leu em revistas e jornais.


▪ Ao lado do problema, registre uma sugestão para que o ambiente seja preservado.


▪ Ilustrar o trabalho com figuras, desenhos e/ou colagens.

Avaliação: Participação da turma e desenvoltura na apresentação e discussão da classe diante dos problemas apresentados.

PLANO DE AULA 3: Matemática

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Conhecer diferentes tipos de gráficos, e informações sobre a Água do Planeta Terra.

Recursos: Pesquisa sobre a quantidade de água no planeta; Figuras de diferentes gráficos; Garrafa pet.

Desenvolvimento: Colocar água na garrafa pet e mostrar às crianças o quanto da água do planeta é aproveitada pelo homem, a quantidade existente em geleiras e água salgada.Conscientizá-los do problema do disperdício.
Avaliação: Registro de conclusão da aula e colagem dos diferentes tipos de gráficos. apresentação de todo o trabalho através da confecção de um mural na Feira Cultural..

OBS: Todos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças nesses dias serão expostos numa Feira Cultural do Colégio El-Shaday realizada em 08 de Novembro de 2008.
Tema da Feira: Ano Internacional do Planeta Terra.

REFERÊNCIAS:

▪ PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio El-Shaday;
▪ Revista NOVA ESCOLA – Maio de 2008.;
▪ “Por que proteger a natureza?” – Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione.;
▪ Livro de Ciências do 2º Ano – Col. Pitágoras – 2008.;
▪ PCN Meio Ambiente – Portal MEC;
▪ PCN Português – Portal MEC.


Por: Jucelma Ferreira Martins Balmant.

PLANO DE AULA - FÁBULAS




PROJETO DE LEITURA – FÁBULAS



Este projeto de leitura sobre as Fábulas será desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa com os alunos do 3º. ano. Os alunos do Colégio possuem 06 aulas de Português semanais, e irei encaixar esta atividade de projeto de leitura nestas aulas de Português da seguinte forma:



Tema:



Projeto de Leitura – FÁBULAS


História escolhida: O Gato de Botas



Objetivos :



Estimular o gosto da leitura na criança.



Desenvolver o hábito da leitura nas crianças.



Levar a criança a conhecer vários tipos de leitura.



Criar um livro de fábula.



Desenvolvimento:



- Visita à biblioteca do Colégio conhecendo vários tipos de livros.



- Demonstração à sala de aula de um grande livro com várias fábulas, demonstrando aos alunos este livro e deixando eles folhearem e observarem todo o livro, suas fábulas e ilustrações.



- Explicar o que significa fábula: é uma pequena narração de forma figurada, conto tradicional ou que figuram animais ou coisas inanimadas que participam da história ou fábula, que encerra sempre com uma lição de moral, pode ser uma mitologia ou ficção, ou um enredo ou intriga de romance.



- Os alunos fazem a leitura da fábula e fazem a reescrita da mesma. A reescrita foi trabalhada em sala de aula explicando detalhadamente como deve ser feita e criada, podendo até mudar ou acrescentar novos personagens.



- Com todas as reescritas das fábulas, foi criado um livro por aluno, onde eles montaram sua história sobre o Gato de Botas, com ilustrações e textos bem interessantes. Foi realizada a colagem do livro e a confecção da capa.



- Todos os alunos leram em voz alta para a classe a sua história e mostraram suas ilustrações, e conversamos sobre a colocação de novos personagens e o porque alguns alunos acrescentaram outros personagens.



- Ao final conversamos sobre o que entenderam sobre a lição de moral sobre a Fábula O Gato de Botas.




Recursos didáticos:


- Livro: Um Tesouro de Contos de Fadas


- Consulta de material na biblioteca da escola


- Folhas de sulfite, lápis, giz de cera, cola, tudo para confecção do livro.




Avaliação



Foram feitos a partir das reescritas dos alunos, o entendimento que os alunos tiveram sobre a fábula O Gato de Botas, a lição de moral que cada aluno entendeu, e o desenvolvimento da escrita e ilustrações sobre a história e a finalização com a confecção do livro.




Referências:


- Um Tesouro de Contos de Fadas – Transedition Limited – USA. Edição para a Língua Portuguesa. 1994. pág. 71, autor da Fábula o Gato de Botas: Christian Perrault.


domingo, 15 de março de 2009

PLANO DE AULA - CORPO HUMANO


PLANOS DE AULAS

PLANOS DE AULAS – 1 DESENVOLVENDO A ORALIDADE
· Fiz uma roda de conversa com as crianças e procurei saber da criança quais os orgão de seu corpo ela conhecia.
· Mostrei figuras do corpo humano em livros e revistas , e utilizei bonecas para trabalhar com as partes do corpo. Mostrava as partes do corpo da boneca e pedia para as crianças identifica-la. Nesta fase trabalhei as funções de cada parte do corpo e os hábitos de higienes que devemos ter.
· Com um dedoche que confeccionei no estágio do 1º semestre cantei com as crianças a Música “ Os Dedinhos” , depois deixei as crianças usar e brincar com as luvas e os dedoches.




Polegares, polegares, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saudam e se vão, e se vão.
Indicadores, Indicadores, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saúdam . Esse vão, e se vão.
Dedos médios, Dedos médios, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saúdam . Esse vão, e se vão.
Anulares, Anulares, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saúdam . Esse vão, e se vão.
Dedos mínimos, Dedos mínimos, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saúdam . Esse vão, e se vão.
Todos os dedos, todos os dedos, onde estão? Aqui estão. Eles se saúdam, eles se saúdam . Esse vão, e se vão.


Material Utilizado:
Livros , revistas , CDs, dedoches .


PLANOS DE AULAS – 2
– DESENVOLVENDO ATIVIDADES ARTISTICAS E COORDENAÇÃO MOTORA
· Perguntei quem queria ser desenhado e fiz um contorno da própria criança , nomeando em voz alta cada parte desenhada.
· Ao término do desenho pedi para que os alunos fizessem colagens na figura. Eu manuseava a cola e pedia para que fizessem a colagem onde queriam.
· Em um contorno outro as crianças pintaram as partes do corpo com giz de cera.
· Depois em outro contorno chamei as crianças para que pintassem os contorno com tinta guache , onde eles mesmo manusearam os pincéis.

Material utilizado : Papel Kraft , Caneta piloto, giz de cera, tinta guache e pincel

segunda-feira, 9 de março de 2009

MÚSICA


Ao fazer uso da musica é importante o educador não obrigue a criança fazer gestos iguais e mecânicos e sim, deixar a criança à vontade para observar os coleguinhas , prestar atenção na música e criar seus próprios gestos desenvolvendo sua expressão .

Todos nós , crianças, jovens ou velhos nos relacionamos com a música pois ela esta presente em quase todos os ambiente que frequentamos, no parque, no shopping, na praia, em nossa casa, na igreja, nos carros que passam apressadamente por nós e até mesmo andando pelas ruas da cidade. A música nos fazem dançar, se alegrar, lembrar de nossa infância, de alguém especial de um momento alegre ou triste, enfim a música mexe com nossas lembranças e sentimentos.

sábado, 7 de março de 2009

BRINCADEIRAS



A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, onde as brincadeiras eram ensinadas entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor? Nos dias de hoje, a preocupação continua sendo a mesma: da criança interagir em grupo e desenvolver-se. Porém, os meios que favorecem esse acontecimento mudaram do lúdico para o supertecnológico. Algumas crianças são assim, passam grande parte do tempo jogando no computador e no vídeo-game, enquanto o playground do prédio está quase vazio e o dia de sol convida para brincar ao ar livre. Muitos pais devem estar se perguntando: como fazer e por onde começar? Em diversos livros que tratam do tema desenvolvimento infantil, exemplos são dados, mas não encontramos receitas prontas que indiquem os itens que devemos seguir. O que está ocorrendo, segundo algumas publicações em revistas e jornais, é a numerosa procura por soluções alternativas, onde as crianças possam gastar sua energia. Um exemplo conhecido é aquele que, quanto mais atividades a criança abranger (inglês, natação entre outras), melhor será seu desempenho. Atividades extras, são extremamente produtivas, todavia não englobam tudo. Às vezes, as crianças conseguem dar conta de todos os seus afazeres, apenas não possuem tempo para a tarefa principal desta fase, que é o brincar, pois seguem horários até para a diversão. Ao pensarmos na importância do brincar no desenvolvimento global, encontramos na literatura que o jogo, seja de que tipo for, é o meio natural da criança se auto-expressar, já que detém a oportunidade de libertar seus sentimentos e descontentamentos, através da utilização do brinquedo. Na psicologia esta interação compõem a ludoterapia. A criança tem dentro de si potencial e este emerge nas situações de sua vida, e nestes momentos, o indivíduo apresenta ao mundo seu ritmo e sua harmonia. E o brinquedo nada mais é do que a linguagem da criança. Luciana

Lopez Fescher Psicóloga Clínica

BRINCANDO E APRENDENDO


[...] que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me lembro ter dado na infância porque metade de mim é a lembrança do que fui e a outra metade não sei [...]
Osvaldo Montenegro

A ARTE DE SER CRIANÇA

[...] que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me
lembro ter dado na infância porque metade de mim é a lembrança do que fui e a outra metade não sei [...]

Osvaldo Montenegro