Maria Aparecida

Sou funcionária pública e estou no último semestre de Pedagogia.Adoro ler e ouvir música minha última leitura foi Mulheres de Aço e Flores de Fabio de Melo . Gosto de música ,em especial MPB, cinema , e uma boa pizza.

quinta-feira, 19 de março de 2009

PLANO DE AULA - FÁBULAS




PROJETO DE LEITURA – FÁBULAS



Este projeto de leitura sobre as Fábulas será desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa com os alunos do 3º. ano. Os alunos do Colégio possuem 06 aulas de Português semanais, e irei encaixar esta atividade de projeto de leitura nestas aulas de Português da seguinte forma:



Tema:



Projeto de Leitura – FÁBULAS


História escolhida: O Gato de Botas



Objetivos :



Estimular o gosto da leitura na criança.



Desenvolver o hábito da leitura nas crianças.



Levar a criança a conhecer vários tipos de leitura.



Criar um livro de fábula.



Desenvolvimento:



- Visita à biblioteca do Colégio conhecendo vários tipos de livros.



- Demonstração à sala de aula de um grande livro com várias fábulas, demonstrando aos alunos este livro e deixando eles folhearem e observarem todo o livro, suas fábulas e ilustrações.



- Explicar o que significa fábula: é uma pequena narração de forma figurada, conto tradicional ou que figuram animais ou coisas inanimadas que participam da história ou fábula, que encerra sempre com uma lição de moral, pode ser uma mitologia ou ficção, ou um enredo ou intriga de romance.



- Os alunos fazem a leitura da fábula e fazem a reescrita da mesma. A reescrita foi trabalhada em sala de aula explicando detalhadamente como deve ser feita e criada, podendo até mudar ou acrescentar novos personagens.



- Com todas as reescritas das fábulas, foi criado um livro por aluno, onde eles montaram sua história sobre o Gato de Botas, com ilustrações e textos bem interessantes. Foi realizada a colagem do livro e a confecção da capa.



- Todos os alunos leram em voz alta para a classe a sua história e mostraram suas ilustrações, e conversamos sobre a colocação de novos personagens e o porque alguns alunos acrescentaram outros personagens.



- Ao final conversamos sobre o que entenderam sobre a lição de moral sobre a Fábula O Gato de Botas.




Recursos didáticos:


- Livro: Um Tesouro de Contos de Fadas


- Consulta de material na biblioteca da escola


- Folhas de sulfite, lápis, giz de cera, cola, tudo para confecção do livro.




Avaliação



Foram feitos a partir das reescritas dos alunos, o entendimento que os alunos tiveram sobre a fábula O Gato de Botas, a lição de moral que cada aluno entendeu, e o desenvolvimento da escrita e ilustrações sobre a história e a finalização com a confecção do livro.




Referências:


- Um Tesouro de Contos de Fadas – Transedition Limited – USA. Edição para a Língua Portuguesa. 1994. pág. 71, autor da Fábula o Gato de Botas: Christian Perrault.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ARTE DE SER CRIANÇA

[...] que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me
lembro ter dado na infância porque metade de mim é a lembrança do que fui e a outra metade não sei [...]

Osvaldo Montenegro