Maria Aparecida

Sou funcionária pública e estou no último semestre de Pedagogia.Adoro ler e ouvir música minha última leitura foi Mulheres de Aço e Flores de Fabio de Melo . Gosto de música ,em especial MPB, cinema , e uma boa pizza.

quinta-feira, 19 de março de 2009

MEIO AMBIENTE




TEMA: Preservação do Meio Ambiente

SÉRIE: 2º Ano (1ª série)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Português, Ciências e Matemática.
OBJETIVOS:

▪ Valorizar o meio ambiente;
▪ Identificar problemas existentes na Natureza e buscar estratégias possíveis para solucioná-los;
▪ Construção de texto coletivo sobre a preservaçõ do meio ambiente;
▪ Noções de gráficos.

CONTEÚDOS:

▪ Leitura do Livro; “Por que proteger a Natureza?” – Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione;
▪ Recortes de jornais e revistas de problemas ambientais, tais como: desmatamento, poluição do ar e dos rios, aquecimento global e desperdício de água;
▪ Pesquisa sobre quantidade da água do planeta: quanto é utilizável; gráficos sobre o assunto;
▪ Livros de pesquisas sobre a importância da Preservação ambiental.

PLANOS DE AULA

PLANO DE AULA 1: Português

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Conhecer os diferentes tipos de textos: informativo, propaganda, cartazes.

Recursos: Leitura do livro: “Por que proteger a Natureza?”; de Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione.

Desenvolvimento: Leitura do Livro pelo professor;
Conversa informal com o professor sobre o assunto;
Construir com a turma um texto coletivo sobre a importância
de se preservar o ambiente;
Confecção de pequenos cartazes sobre o assunto.
Avaliação: Participação das crianças na construção do texto e cartazes.

PLANO DE AULA 2: Ciências

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Identificar os diferentes problemas ambientais e possíveis soluções para os mesmos.

Recursos:

Recorte de jornais e revistas de figuras de cada problema, conversa sobre o assunto: o que fazer, como podemos mudar a realidade, o que posso fazer???
Registro e discussão em grupo de cada problema; busca de estratégias para solucionar cada problema com sugestões. Confecção de cartões com os problemas ambientais e possíveis soluções.

MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DOS CARTÕES:

Dividir a classe em 5 grupos;
MATERIAL:
papel
canetinhas
tesoura sem pontas
cola
recortes.


▪ Escrever, em cada folha de papel, um problema ambiental sobre o qual foi conversado em sala de aula ou leu em revistas e jornais.


▪ Ao lado do problema, registre uma sugestão para que o ambiente seja preservado.


▪ Ilustrar o trabalho com figuras, desenhos e/ou colagens.

Avaliação: Participação da turma e desenvoltura na apresentação e discussão da classe diante dos problemas apresentados.

PLANO DE AULA 3: Matemática

Objetivos Gerais: Levar a criança a reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente.

Objetivos Específicos: Conhecer diferentes tipos de gráficos, e informações sobre a Água do Planeta Terra.

Recursos: Pesquisa sobre a quantidade de água no planeta; Figuras de diferentes gráficos; Garrafa pet.

Desenvolvimento: Colocar água na garrafa pet e mostrar às crianças o quanto da água do planeta é aproveitada pelo homem, a quantidade existente em geleiras e água salgada.Conscientizá-los do problema do disperdício.
Avaliação: Registro de conclusão da aula e colagem dos diferentes tipos de gráficos. apresentação de todo o trabalho através da confecção de um mural na Feira Cultural..

OBS: Todos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças nesses dias serão expostos numa Feira Cultural do Colégio El-Shaday realizada em 08 de Novembro de 2008.
Tema da Feira: Ano Internacional do Planeta Terra.

REFERÊNCIAS:

▪ PPP – Projeto Político Pedagógico do Colégio El-Shaday;
▪ Revista NOVA ESCOLA – Maio de 2008.;
▪ “Por que proteger a natureza?” – Jen Green e Mike Gordon – Ed. Scipione.;
▪ Livro de Ciências do 2º Ano – Col. Pitágoras – 2008.;
▪ PCN Meio Ambiente – Portal MEC;
▪ PCN Português – Portal MEC.


Por: Jucelma Ferreira Martins Balmant.

Um comentário:

  1. Sou a Jucelma Balmant que desenvolveu esse Plano de Aula há alguns anos......fiquei feliz em saber que está sendo bem aproveitado.....Estou a disposição....
    Abraços...

    ResponderExcluir

A ARTE DE SER CRIANÇA

[...] que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me
lembro ter dado na infância porque metade de mim é a lembrança do que fui e a outra metade não sei [...]

Osvaldo Montenegro